terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dicas Para Uma Célula de Êxito

INTRODUÇÃO
 
Quando estamos falando sobre consolidação estamos falando de um estilo de vida. Não podemos separar a consolidação da visão e nem das células. Ao falarmos sobre equipes de consolidação na igreja, falamos sobre organização. No entanto, é na célula que a consolidação vai funcionar. É lá que vamos trabalhar no corpo a corpo com as pessoas e levá-las a conhecer a Cristo.
 
Num culto de celebração podemos ser muito abençoados, mas é na célula que realmente somos conhecidos e é onde o novo convertido tem a oportunidade de se expressar e receber um ensino dirigido em cima da Palavra de Deus.
 
A célula de multiplicação tem dois objetivos: ganhar e consolidar. Por isso o papel do líder de célula é muito importante para o sucesso da consolidação. Vamos ver agora as características de um líder de célula excelente, dentro da visão celular, ou seja, quem é o líder de célula que tem êxito em tudo aquilo que faz dentro da visão?
 
NÃO PERMITIR QUE SUA CÉLULA SEJA INFRUTÍFERA
 
Deus nos chamou para dar frutos. O mandamento de Deus é para crescer e multiplicar. O líder é um gerador constante de ovelhas e líderes. A multiplicação de uma célula não depende primeiramente da quantidade de pessoas que temos, e sim, da quantidade de líderes que formamos. Para formarmos líderes precisamos ganhá-los. As almas são o nosso campo de trabalho, por isso o líder deve ser uma pessoa constante na frutificação.
 
Toda célula tem um ciclo de vida, assim como uma árvore. Quando um fruto nasce ele tem um período de crescimento e precisa ser colhido na época certa, senão ele apodrece. Assim também é a célula, ela tem um período de gestação (oração por três) e o período da colheita (eventos). Quando os frutos estão maduros tenho que tirar as sementes e plantar para gerar outras árvores. Isso é a multiplicação das células. Elas precisam se multiplicar, no mínimo, uma vez por ano, senão vai apodrecer.
 
Nesse ponto, vemos que a maioria das pessoas falha pela dificuldade de frutificação. O diabo tenta impedir constantemente o nosso crescimento numérico e, por isso, precisamos investir tudo o que temos para ganharmos almas. Sem elas não há sentido dizer que temos um ministério. Ganhar almas é ter êxito no ministério de qualquer crente.
 
REUNIR PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA
 
A vida de uma célula não se resume apenas numa reunião, mas essa reunião deve acontecer com freqüência. A célula é um contexto de vida, assim como toda a visão é um estilo de vida. Temos que viver a célula todos os dias da semana, mas temos que separar um dia, hora e local específico para a reunião.
 
O líder deve fazer da reunião a melhor programação da semana para a vida das pessoas. Todo o trabalho da semana deve culminar na célula, as pessoas têm que sentir prazer nas reuniões. Para que as reuniões de células sejam excelentes, o líder deve seguir alguns princípios:
 
- Chegar mais cedo para recepcionar suas ovelhas;
- Dar boas vindas com bastante alegria a todos;
- Dar a devida atenção aos problemas de cada um;
- Demonstrar alegria pela participação de cada membro da célula;
- Nunca abrir uma reunião dizendo que está cansado;
- Nunca abrir uma reunião dizendo que seu dia foi atribulado ou terrível;
- Nunca abrir uma reunião falando sobre assuntos depressivos (morte, enfermidade, dívidas, etc);
- Nunca abrir uma reunião dizendo que o ambiente está “pesado”;
- Nunca falar de seus problemas pessoais com os novos convertidos na reunião.
 
FAZER DA SUA CÉLULA UM LUGAR DE RESTAURAÇÃO
 
A célula existe por causa das pessoas. As pessoas chegam para as reuniões trazendo os mais variados problemas (enfermidades, problemas financeiros e familiares, pecados, etc) e a célula tem que ser uma resposta de Deus para cada um. Não podemos entrar para uma reunião e sair da mesma forma (ou pior). Temos que receber a bênção de Deus nas reuniões da célula.
 
O papel do líder de êxito é saber detectar o problema e dar a devida importância a cada um. É muito importante que ele sempre tenha uma Palavra de Deus queimando no coração e que esteja sempre sintonizado com o trono de Deus.
 
A célula tem que ser o lugar onde as pessoas se encontram com Deus. O líder deve proporcionar esse ambiente durante a reunião. Deus quer usar as células para restaurar famílias, salvar os perdidos, libertar os cativos e oprimidos, curar enfermidades, mostrar sinais e maravilhas, etc. É duro quando vamos a uma reunião e recebemos morte. O líder deve orar e pedir a Deus fogo do céu sobre cada reunião. Ele deve ter como alvo fazer com que cada reunião seja melhor que a anterior, pois as pessoas sabem onde tem vida de Deus jorrando. Se uma pessoa vai numa célula e não encontra alimento adequado, certamente ela vai buscar em outra.
 
FAZER DE CADA MEMBRO OUTRO LÍDER
 
Um dos maiores erros que um líder comete é não dar oportunidades a outras pessoas, com medo do “nível” cair. Essa atitude parece ser de zelo, mas acaba sendo prejudicial à célula, porque sendo assim, nunca vamos formar outros líderes. Quando chegar a ocasião de multiplicar não teremos nenhum outro líder formado, e isso é um problema; sem contar que vamos estar ferindo o propósito da visão que é fazer de cada crente um líder. Esse problema acontece por causa de alguns fatores:
 
- O líder não confia no potencial das suas ovelhas;
- O líder sabe para si, mas não sabe ensinar outros;
- O líder tem medo de perder posição;
- O líder não entende o princípio da multiplicação.
 
Para termos outros líderes precisamos aprender a correr riscos. O líder deve ser aquele com capacidade para enxergar o potencial das pessoas e investir em seus talentos. Se ele nunca correr o risco, nunca vai ver o resultado do seu plantio na vida de outras pessoas. Ele precisa entender que um dia precisou ser ensinado também, e que não nasceu pregando a Palavra de Deus. Tudo isso é um processo, pois somente a prática é que demonstrará os resultados. Nós só aprendemos a pregar, pregando; assim como só vamos aprender a liderar, liderando. É o mesmo caso de uma criança que começa a andar; no começo suas pernas ainda demonstram insegurança, mas com o tempo vem o equilíbrio e ela já está correndo.
 
A célula não é lugar para grandes pregadores, é um lugar para se receber e dar a vida de Deus. Pouco importa os títulos que temos, se isso não for usado para ganhar almas, estão sendo usados no lugar errado. As pessoas não estão atrás de super-heróis, elas estão atrás de pessoas que se identificam com elas. Isso é o que faz a diferença na liderança.
 
ZELAR PELA SANTIDADE DA CÉLULA
 
Deus nos chamou para sermos santos. Ser santo é ser separado para uso exclusivo d’Ele. Esse conceito deve fazer parte do nosso cotidiano. O líder tem que ser a primeira pessoa a expressar a santidade de Deus na célula. Ele tem que ser um canal confiável para trazer o equilíbrio necessário para o crescimento da célula. A santidade envolve todo o nosso ser: olhos, ouvidos, boca, mãos, mente, etc. Devemos manifestar a santidade de Deus em todo nosso comportamento. As pessoas vêem isso e se espelham sempre em nós.
 
Por outro lado uma boa liderança envolve uma boa cobertura sobre a vida das ovelhas da célula. O líder deve ser aquela pessoa mediadora, que sabe lidar com vários tipos de situações e pecados. O pecado é uma possibilidade na vida de qualquer pessoa (inclusive do líder), portanto, precisamos estar sempre atentos ao comportamento das nossas ovelhas. Periodicamente checar sua vida, para identificar debilidades e começar a tratar de cada uma.
 
Líder sem percepção espiritual sobre a vida de suas ovelhas, é líder fadado ao fracasso. A melhor maneira de vivermos livres do pecado é andando na luz uns com os outros, e com Deus. Por isso, o líder deve gerar na vida da ovelha um contexto de liberdade e se tornar acessível a ela. Assim, quando o pecado acontecer, a ovelha não terá dificuldades para se abrir com o líder.
 
NUNCA TRABALHE EM FUNDAMENTO ALHEIO
 
Trabalhar em fundamento alheio é o mesmo que roubar fruto da árvore do vizinho. O líder deve ter seu próprio carisma para conquistar as pessoas e não “pescar” pessoas que já estão sendo acompanhadas. Isso é deslealdade e falta de maturidade.
 
Temos que entender o que é liderança. Para ser um líder precisamos ter seguidores. Nunca devemos nos colocar como a melhor opção para a vida das pessoas, como se fôssemos a resposta para todos os seus problemas. Isso é apenas a promoção de um título e jamais podemos atrair a atenção das pessoas apenas porque temos um título.
 
A visão nos ensina a ganhar as pessoas. Ganhar significa conquistar os perdidos, apresentar Jesus ao necessitado e mostrar o reino de Deus ao homem pecador. Essa pessoa que ganhamos já é nosso discípulo em potencial. As pessoas que ganhamos e que conseguimos atrair para perto de nós, jamais nos deixará se exercermos uma liderança eficiente sobre elas.
 
NÃO PERMITA A MURMURAÇÃO NA CÉLULA
 
A murmuração é um dos maiores inimigos da nossa fé. Geralmente ela acontece quando começamos a desconfiar da motivação ou das atitudes de alguém ou ainda, quando damos ouvidos a boatos e os passamos para frente.
 
O bom líder deve ser inimigo declarado da murmuração. Ele jamais pode permitir que esse espírito entre dentro da célula. Zelar pela santidade na célula também implica em eliminar pela raiz a murmuração, não só na vida de suas ovelhas, mas também na sua própria vida. A célula não é lugar para discutir problemas de ordem interna da igreja, problema pessoal da liderança, pecados de outros irmãos, etc. Deve ser um lugar para se restaurar vidas e zelar pela santidade de cada um.
 
O líder deve tomar muito cuidado com a língua. A Epístola de Tiago nos adverte severamente a respeito da nossa língua. Com ela podemos edificar e transformar muitas pessoas, mas com ela também podemos destruir vidas e ministérios. Jamais podemos dar ouvidos a boatos ou mesmo passá-los para frente.
 
O líder deve, também, ser o primeiro a dar exemplo de conduta dentro da célula. Suas atitudes jamais podem inspirar desconfiança dentro da célula. Ele deve ser uma pessoa disciplinada e equilibrada emocionalmente. Jamais deve prometer coisas que não pode cumprir, jamais deve fazer propaganda “enganosa” do Evangelho. Deve ser uma pessoa que tem um comportamento idôneo perante a sociedade: família, igreja, trabalho, escola e amigos. Na célula ele deve dar a devida atenção a cada ovelha, não deixando nenhuma passando necessidade (natural e espiritual). Caso contrário, ele vai estar abrindo uma brecha na célula para espíritos de murmuração e sua célula vai estar condenada ao fracasso.
 
DESENVOLVA METAS E ESTRATÉGIAS
 
Outra característica de um líder de êxito é a forma como ele conduz o trabalho da célula. Levando-se em conta que a célula tem um ciclo de vida que deve ser obedecido, o líder deve projetar seu trabalho para que a multiplicação ocorra no tempo determinado. É preciso ter alvos e metas em todo trabalho que fazemos, senão nunca saberemos onde chegar. Quais alvos são esses que temos que ter dentro da célula?
 
- Levantar outros líderes;
- Levantar outras casas para a multiplicação da célula;
- Promover reuniões periódicas com seus liderados;
- Apresentar relatórios periódicos da célula aos seus líderes;
- Promover reuniões extras fora do dia da célula (comunhão, passeio, oração);
- Distribuir tarefas aos membros da célula para que todos funcionem;
- Trabalhar para que as reuniões sejam dinâmicas e edificantes.
 
CONCLUSÃO
 
A consolidação está concluída quando há evidências reais e permanentes de que a pessoa realmente mudou de vida e nasceu de novo. Os frutos testificam quando a consolidação chegou ao fim e aí sim deve-se começar o discipulado dos doze, mas o que tem muito acontecido é que pessoas têm entrado no relacionamento de discipulado de maneira precoce, ou seja, ainda não terminou de ser consolidada e já vai para o discipulado. Isso com certeza vai gerar problemas futuros.
 
 
Rede de Ensino
Ministério Luz Para os Povos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...