Devocional



Cuidado Com o Que Escreve na Pedra

“...se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai Celeste vos perdoe as vossas ofensas...”(Marcos 11:25)
 
 
Dois grandes mercadores Judeus, de nomes Jacó e Samuel, eram muito amigos e sempre que faziam suas viagens para um mercado onde vendiam suas mercadorias, iam juntos, cada qual com sua caravana e seus servos e empregados. Numa dessas viagens, ao passarem junto a um rio caudaloso, Jacó resolveu banhar-se, pois fazia muito calor. Em dado momento, distraindo-se, foi arrastado pela correnteza. Samuel, vendo que seu grande amigo corria risco de vida, atirou-se às águas e, com inaudito esforço, conseguiu salvá-lo.
 
Após esse episódio, Jacó chamou um de seus servos e mandou que ele gravasse numa rocha ali existente, a seguinte frase: “Aqui, arriscando a própria vida, Samuel salvou a vida de seu amigo Jacó”.
 
Na viagem de volta, passaram pelo mesmo lugar, onde pararam para rápido repouso. Enquanto conversavam, tiveram uma pequena discussão e Samuel alterando-se, deu tapa no rosto de Jacó.
 
Este se aproximou das margens do rio e com uma varinha, assim escreveu na areia: Aqui por motivos fúteis, Samuel esbofeteou seu amigo Jacó.
 
O servo que fora encarregado de escrever na pedra o agradecimento de Jacó, perguntou-lhe: - Meu senhor, quando fostes salvo, mandou gravar aquele feito numa pedra e agora escreve na areia o agravo recebido. Por que assim o fazeis?
 

Jacó respondeu-lhe: - Os atos de bondade, de amor e abnegação, devem ser gravados na rocha para nunca serem esquecidos e todos procurem imitá-lo. Ao contrário, porém, quando recebemos uma ofensa, devemos escrevê-la na areia, próximo à correnteza do perdão para que desapareça nas águas do esquecimento, afim de que ninguém tome conhecimento delas e acima de tudo para que qualquer mágoa desapareça de nosso coração.



Quanto custa seu tempo?

_ Um menino, com voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
_ Papai, quanto o Sr. ganha por hora?
O pai, num gesto severo, responde:
_ Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe. Não amole, estou cansado!
Mas o filho insiste:
_ Mas papai, por favor, diga o Sr. ganha quanto por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
_ Dez reais por hora.
_ Então, papai, o Sr. poderia me emprestar três reais?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
_ Então essa era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!
Já era noite, quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez quem sabe o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
_ Filho, está dormindo?
_ Não, papai! (respondeu sonolento, o garoto);
_ Olha, aqui está o dinheiro que pediu, três reais.
_ Muito obrigado papai - disse o filho.
Levantou-se, retirou mais sete reais de uma caixinha que estava sob a cama e disse:
_ Agora já completei, papai. Tenho dez reais. Poderia me vender uma hora de seu precioso tempo?
Lembre-se papai e mamãe, o seu filho precisa de qualidade de tempo e quantidade de tempo.



Qual é o Valor de Um Pastor?


“... Acateis com apreço... os que trabalham entre vós... que os tenhais com amor e em máxima consideração...” (I Tessalonicenses 5:12-13)
Certa igreja estava precisando de um pastor. Os membros daquela igreja exigiam que quem fosse o pastor tivesse “N” qualidades e não admitiam falhas. Um dos presbíteros escreveu uma carta como se tivesse recebido de um candidato e a leu perante o conselho da igreja:
Depois de ler esta carta diante do conselho, o presbítero perguntou aos oficiais se estavam interessados neste candidato. Eles ficaram indignados com tal petulância e replicaram que ele jamais serviria para aquela igreja. Eles não queriam um homem enfermo, contencioso, turbulento, um ex- presidiário “descabeçado”. E ainda mais... A apresentação deste candidato era até um insulto para a igreja.
Depois perguntaram ao irmão que trouxera a carta se ele sabia quem era o candidato e ele respondeu que por eles serem muito exigentes, e se acharem tão bons estavam cegos para tantos homens de Deus que havia disponíveis para servirem como pastor naquela igreja, por isso ele tinha feito o perfil do apostolo Paulo e enviado para a comissão avaliadora para mostrar que nem Deus era tão exigente como aqueles irmãos líderes da igreja.
Você já demonstrou qual o valor seu pastor ou líder tem pra você?




Semeie Generosamente

E isto afirmo: aquele que semeia pouco (escassa e relutantemente) também (assim) ceifará; e o que semeia com fartura [de maneira a abençoar alguém], com abundância também ceifará.

2 Coríntios 9.6

Não semeamos agora e colhemos cinco minutos depois. Precisamos perseverar pacientemente para colher as bênçãos da justiça. Dez ou quinze anos podem passar antes que uma colheita venha, mas a Palavra de Deus ainda é a verdade. 
Deseje vencer o teste do tempo para desfrutar a colheita prometida por Deus. A Palavra diz: “Pela manhã semeie sua semente, e a noite não retenha suas mãos, pois você não sabe qual delas prosperará, se esta ou aquela, ou se ambas igualmente serão boas” (Eclesiastes 11.6). Semeie boas sementes generosamente hoje. 







Colha uma Vida Abençoada

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo [tenham coragem, sejam confiantes, determinados, intrépidos]; eu venci o mundo [tenho destituído o mundo do poder de prejudicá-los e o venci por vocês].

João 16.33

Deus me mostrou que minha vida estava uma confusão por causa das decisões que tomei. Ele disse: “Joyce, você pode mudar: comece a semear boas sementes, e em algum momento de sua vida, você colherá”. 
Se tribulações têm vindo contra sua vida, não fique pensando em que tipo de semente você semeou para resultar nisso. Tribulações virão, mas, se você obedecer à Palavra de Deus o suficiente (não apenas por cinco minutos nas aflições), cedo ou tarde, alcançará a boa vida que Deus planejou para você. 




Não permita que a dor lhe tire a alegria

Sabemos que todas as coisas cooperam (ajustam-se num plano) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ROMANOS 8.28



A vida é cheia de situações injustas que podem criar um grande sofrimento para você, especialmente em seus relacionamentos com outras pessoas. Você experimentará algum sofrimento e dor, mas não tem de permitir que essas experiências destruam sua alegria. Você nem sempre pode escolher o que acontece em sua vida, mas pode escolher como vai reagir a isso. Se você foi ferido, Deus pode tomar as experiências ruins e fazê-las trabalhar para seu bem. Crer nessa verdade é uma decisão positiva que pode ajudar a interromper sua dor.
Escolha aprender por meio das experiências dolorosas, em vez de desperdiçar seu sofrimento ao permitir que isso o torne amargo. Uma forma de fazer isso é vencer o mal com o bem ao assegurar-se de que você não está ferido com os outros. É um bom lugar para começar!





Elimine as Desculpas

Porquanto o Senhor, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti.

Deuteronômio 23.14

Se um hábito está controlando sua vida, você não está desfrutando o melhor que Deus tem para lhe oferecer. Não dê desculpas pela escravidão que parece estar prendendo-o. Negação e desculpas o impedirão de desfrutar a vida. 
 Seja um distúrbio alimentar ou um mau temperamento, você não pode culpar seus genes ou sua família por isso. Deus tem um caminho de escape para nós e promete uma vida abençoada para aqueles que nascem novamente. Reivindique seus direitos como filho de Deus. Diga: “Sou uma nova criatura em Cristo, posso todas as coisas por intermédio de Cristo, que me fortalece” (Filipenses 4.13). 





Evite as Contendas

O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará.

Provérbios 28.25

Provavelmente, em 80% dos lugares que visitamos com nosso ministério há membros de igreja que estão envolvidos com contendas. A contenda é a ferramenta do diabo contra nós. Exige autocontrole pessoal permanecer fora de contendas. 
 Se você quer manter a paz, não poderá sempre dizer tudo o que tem vontade. Algumas vezes você terá de controlar-se e desculpar-se mesmo quando não tiver vontade alguma de fazê-lo. Mas, se você semear o divino princípio da harmonia e unidade hoje, chegará um tempo em que colherá as bênçãos decorrentes disso.






Um ouvido obediente

Digo, porém: andai (e vivei habitualmente) no Espírito (Santo) [responsivos, controlados e guiados pelo Espírito] e jamais satisfareis (gratificareis) à concupiscência (anseios e desejos) da carne. GÁLATAS 5.16


Alguns cavalos têm aquilo que seus treinadores chamam de “um ouvido obediente”. Enquanto a maioria dos cavalos é guiada por um cabresto na boca, alguns são dirigidos pelo comando verbal. Um ouvido é sensível aos alertas naturais; o outro é sensível à voz de seu condutor.

Deus lhe ensina o que é certo, e cada dia você deve escolher o que fazer. Para seguir a Deus, a carne deve ouvir “não”, e a carne sofre quando isso acontece. Você deve também compreender que pode haver momentos quando você está galopando apressadamente numa direção e
o condutor lhe diz para parar e seguir outro caminho. Como o cavalo com o “ouvido obediente” você deve seguir ao Senhor em todas as suas orientações. Você deve aprender a dizer “não” à carne e “sim” a Deus.





Acalme-se

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia (de intimidação, de amedrontamento e de medo servil), mas [Ele tem nos dado um espírito] de poder, de amor e... (de uma mente calma e equilibrada, e de disciplina e autocontrole). 

2 Timóteo 1.7

“Cada atleta que está em treinamento conduz-se de forma equilibrada e restringe-se em todas as coisas” (1 Coríntios 9.25 – AMP, grifo da autora). Essa palavra todas é um conceito difícil para compreendermos. 
 Precisamos ter uma vida disciplinada nas áreas física, espiritual e emocional se quisermos desfrutar o plano de Deus. O fruto do Espírito é o domínio próprio, e o fruto da carne é o descontrole. 
 Paulo disse: “Eu esmurro meu corpo [tratando-o severamente, disciplinando-o duramente) e o subjugo por medo de que, após proclamar aos outros o evangelho e as coisas relativas a ele, eu mesmo me torne desqualificado [não a suportando a prova, reprovado e rejeitado como um impostor]” (1Corintios 9.27 – AMP). 






Seja Livre

Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga.

Salmos 118.5

 Se você percebe que sempre chega atrasado onde quer que vá(mesmo que seja 50% das vezes), esta é uma evidência de que há uma fortaleza construída por Satanás em sua vida. Livre-se dela, ou o diabo usará isso para mantê-lo sob pressão. Você pode ter uma desculpa para cada uma das vezes em que se atrasa, mas algo está errado se esse padrão de comportamento é repetitivo. 

 Peça a Deus para mostrar como você pode se libertar da pressão de sempre correr e chegar atrasado. Começar seu dia com Deus o ajudará a estabelecer prioridades para o seu dia. Vá à raiz do problema, e desfrute o fruto da presença de Deus para ajudá-lo a estar onde você precisa estar, na hora certa e sem correria. 






Plante com um Propósito


Não vos enganeis: de Deus não se zomba (Ele não se deixa desdenhar, ou se enganar por meras pretensões ou confissões, ou caso seus preceitos sejam colocados de lado); pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará [Inevitavelmente engana-se quem tenta enganar a Deus; pois o que o homem semeia, isso e somente isso é o que ele colherá].
Gálatas 6.7
Escolha cuidadosamente o que você semeia por intermédio de suas palavras e ações e plante somente o que quer colher: “Pois aquele que semeia para sua própria carne (natureza decaída, sensualidade) da carne colherá a decadência, ruína e destruição, mas aquele que semeia no Espírito colherá do Espírito a vida eterna” (Gálatas 6.8 – AMP).
Tudo o que fizer durante todo o dia é uma oportunidade para semear sementes boas ou ruins, que podem mudar drasticamente sua vida. Comece logo cedo a semear somente o que deseja colher de volta. 




Deixe Deus aumentar sua força

Faz forte ao cansado (e fraco) e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (fazendo sua força multiplicar-se e abundar). ISAÍAS 40.29Quando sinto que começo a ficar cansada, busco o Senhor. Tenho aprendido que é melhor
manter boas condições regularmente do que esperar até que uma crise ocorra e, então, tentar reparar o prejuízo. É sábio não usar tudo que você tem e esgotar totalmente seus recursos, sejam eles físicos, mentais, emocionais ou espirituais. É fácil ficar exausto com excesso de trabalho ou simplesmente viver irritado e frustrado com seus problemas, especialmente quando seu foco está neles, em vez de manter seus olhos no Senhor. Não se apóie em si mesmo ou em sua própria força e capacidade. Deus prometeu prover a força, a energia e o poder de que você precisa para prosseguir. Assim, aprenda a relaxar mais e permitir que o Senhor restaure sua vida
antes que você se esgote totalmente. Separe um momento diariamente para passar tempo de qualidade com Jesus.



Quebrando Fortalezas

Porque as armas da nossa milícia não são carnais [armas de carne e sangue], e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, ... e levando cativo todo pensamento (e propósito) à obediência de Cristo (o Messias, o ungido)
2 Coríntios 10.4-5
A Bíblia ensina que Satanás tenta edificar fortalezas em nossa vida. Uma forma de identificar as fortalezas é observar situações repetitivas que o abatem espiritualmente.
Todos nós sabemos, interiormente, quando algo não está certo em nossa vida ou está fora de controle. Se isso está acontecendo, busque logo a Deus para saber o motivo. Se um comportamento negativo se torna repetitivo, é sinal de que Satanás está edificando uma fortaleza dentro de você. Deus destruirá as fortalezas do diabo em sua vida, se você buscá-lo. 




Dê até que isso “doa”

Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram
voluntários (e deram)... 2 CORÍNTIOS 8.3

Há vários níveis para ofertar, e alguns são mais custosos do que outros. Uma forma de ofertar é usar suas possessões materiais para ser uma bênção. Dar as coisas que você não quer e nem usa mais é bom, mas você também deve dar coisas novas, ou coisas que têm valor para você.
Se você conhece alguém que esteja passando por uma situação difícil, vá a uma loja comprar um presente para essa pessoa. Procure algo especial que pareça ser o presente certo. Isso tomará tempo, e para pessoas ocupadas isso é custoso, mas é bom para nos exercitarmos em novas áreas. Algumas vezes você precisa dar uma das suas coisas favoritas, e isso pode ser doloroso. Mas é bom você sair da sua zona de conforto e dar até que isso doa. Jesus deu tudo o que Ele era por nossos pecados. Certamente podemos suportar dar meras possessões materiais.



Ame o homem... Confie em Deus

Muitos... creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles... porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana. JOÃO 2.23-25Jesus amou as pessoas, especialmente seus discípulos. Ele tinha um grande relacionamento
com eles, viajava e comia com eles, bem como os ensinava. Mas Ele não colocava sua confiança neles, porque conhecia a natureza humana. Isso não significa que Ele não confiava em seu relacionamento com eles; mas simplesmente Ele não se abria a eles da mesma forma que Ele confiava e se abria a seu Pai celestial. É assim que você deve ser. Muitas vezes as pessoas formam relacionamentos íntimos e dependem demais dos seus amigos, em vez de buscar a Deus. Mas você não precisa fazer isso. Mesmo nos melhores relacionamentos, as pessoas o desapontarão porque as pessoas não são perfeitas. É certo amar e respeitar os outros, mas lembre-se sempre de que o único que nunca falhará com você é Deus.


Lembre-se de Deus e tome uma atitude

Sinto abatida dentro de mim a minha alma (e percebo um peso maior do que posso suportar);
lembro-me, portanto, (intensamente) de ti... SALMOS 42.6

Quando você está desanimado, o diabo quer que você se lembre de cada coisa ruim, detestável
e desprezível que possa ter acontecido com você e cada coisa vergonhosa e mesquinha que você fez. Deus quer que você se lembre dEle e cante louvores a Ele em meio a essa situação miserável. Lembre-se de que você é nova criatura e as coisas velhas já passaram. Quando o rei Saul era atingido por um espírito maligno, ele tomava uma atitude: chamava Davi para
tocar sua harpa e, com isso, afugentar o espírito maligno que o perturbava. (Veja 1 Samuel 16.).
Sempre que você sentir que seu espírito começa a se abater, precisa tomar uma atitude imediatamente. Não espere. Lembre-se do Senhor e das boas coisas que Ele tem feito por você, e isso alimentará sua fé e fortalecerá seu espírito! Levante suas mãos em louvores e sua voz em
adoração. Satanás não pode derrotar um adorador.



Não ame o mundo

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor
do Pai não está nele. 1 JOÃO 2.15
Muitas pessoas hoje são bastante apegadas às coisas deste mundo. Nossa sociedade é cheia de consumismo, há lojas em quase todas as esquinas, e todos estão ocupados ganhando dinheiro para que possam comprar mais coisas. Deus quer que seus filhos sejam abençoados e tenham coisas agradáveis, mas a Bíblia nos diz que não devemos estimar tais coisas excessivamente. É importante manter as coisas na sua devida perspectiva. Se você usar o que tem para abençoar os outros, Deus providenciará que você tenha tudo de que precisa, e mais. Assim, seu alvo deve ser desfrutar as coisas que Deus lhe dá e compartilhá-las com os outros. Isso mostra seu amor pelo Pai.




Confie no tempo de Deus

Quanto a mim, confio em ti, Senhor. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias... SALMOS 31.14-15
A confiança requer que você coloque sua agenda nas mãos de Deus, crendo que o tempo
dele é perfeito para todas as coisas em sua vida. Sua natureza humana quer que as boas coisas aconteçam imediatamente, não mais tarde. Mas você aprende a crer e a esperar que as coisas aconteçam no tempo perfeito de Deus à medida que amadurece na vida cristã. Confiar em Deus freqüentemente significa não saber como Ele irá realizar algo e quando Ele o fará. Mas não
saber “como e quando” fortalece sua fé e lhe ensina lições de confiança. Lembre-se: a confiança não é herdada, é aprendida. O tempo desempenha um papel importante para aprender a confiar em Deus. À medida que você experimentar a fidelidade do Senhor, vez após vez, desistirá de
confiar em si mesmo e colocará sua vida nas mãos habilidosas de Deus. Esse é um lugar maravilhoso para estar!

Deixe Deus aumentar sua força


Faz forte ao cansado (e fraco) e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (fazendo sua força multiplicar-se e abundar). ISAÍAS 40.29Quando sinto que começo a ficar cansada, busco o Senhor. Tenho aprendido que é melhor
manter boas condições regularmente do que esperar até que uma crise ocorra e, então, tentar reparar o prejuízo. É sábio não usar tudo que você tem e esgotar totalmente seus recursos, sejam eles físicos, mentais, emocionais ou espirituais. É fácil ficar exausto com excesso de trabalho ou simplesmente viver irritado e frustrado com seus problemas, especialmente quando seu foco está neles, em vez de manter seus olhos no Senhor. Não se apóie em si mesmo ou em sua própria força e capacidade. Deus prometeu prover a força, a energia e o poder de que você precisa para prosseguir. Assim, aprenda a relaxar mais e permitir que o Senhor restaure sua vida
antes que você se esgote totalmente. Separe um momento diariamente para passar tempo de qualidade com Jesus.

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14-15

Pensamento: Somente quando precisamos perdoar, percebemos o quanto isso é difícil !!! Principalmente quando a pessoa que nos ofendeu é alguém que amamos !!! O perdão é necessário para haver cura emocional e espiritual. O inimigo faz de tudo para prejudicar nossos melhores relacionamentos, porque o pecado e a falta de perdão também prejudicam nossa relação com Deus. Diante disso, o melhor a fazer é lembrar-se de que nossa luta não é contra carne ou sangue !!! Por isso, mesmo que tenhamos muita, mas muita, muita vontade mesmo, de praticar nossa própria justiça, trazer tudo à tona, e expor as pessoas que nos causam tamanho sofrimento, precisamos escolher praticar o amor de Jesus, suportando tudo em silêncio, aceitando a injustiça da ofensa, a deslealdade do pecado, e ficarmos prontos para perdoar, porque Deus faz cumprir Sua justiça, e Ele se agrada em quem nEle espera.

Oração: Pai querido, quando eu decidi entregar minha vida ao Senhor, eu não estava falando isso da boca pra fora, eu realmente entreguei tudo a Ti !!! Inclusive minhas emoções, que já não são minhas, pois entreguei meu coração ao Senhor e ele é totalmente Seu !!! Diante disso, eu não aceito que esta ofensa continue tirando minha alegria de viver, e não continue tirando a minha vontade de continuar firme na caminhada !!!, Quando eu pedi mais do Seu amor, eu também não estava pedindo isso da boca pra fora, eu realmente quero mais do Seu amor, e eu entendo que o amor maior de Jesus, é o Seu perdão. Por isso eu clamo ao Senhor, que este amor esteja sobre mim, para que eu possa estar preparado para perdoar estas pessoas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


"A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado." Isaías 61:3

Pensamento: As vezes estamos tristes pois estamos enfrentando dificuldades, mas a palavra afirma que é necessário trocar nossas vestes, o espírito angustiado e o murmúrio devem ser substituídos pelo louvor, pois Deus habita em meio aos louvores, e se o lugar que Deus habita é o céu onde não há choro nem sofrimento, isso significa que quando louvamos a Deus experimentamos o céu em nossas vidas, e recebemos o consolo e a alegria que vem através da salvação, conquistada por Jesus na cruz, como prova do seu amor por todos nós.

Oração: Pai querido, unge meus lábios, porque eu quero parar de murmurar e quero começar louvar ao Senhor mesmo enfrentando adversidades. Perdoa pelas muitas vezes que murmurei, e pela falta de fé, pois sei que o Senhor não deixa nenhum dos Seus filhos desamparados e não há motivos para murmurar. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


Exemplo de mulher vitoriosa na oração



Exemplo de mulher vitoriosa na oraçãoANA PERSEVEROU NA ORAÇÃO 
Ao derramar a alma perante Deus, Ana não proferiu uma única palavra. Porém sua profunda intercessão e integridade moveram os céus. E o Senhor abençoou essa mulher de oração com um filho, o profeta Samuel, que se tornaria voz piedosa em Israel. 
Ana soube confiar em Deus.
A vida de Ana, cujo nome significa "graça e compaixão" nos oferece preciosas lições espirituais. Ela experimentou a discriminação, humilhação e o sofrimento. Mas, por ter provado o drama de ser estéril, mais tarde teve a alegria de provar a benção de Deus, ao ser curada de sua esterilidade, dando à luz a Samuel, cujo nome significa: "Deus ouve". Aprendemos com experiência de Ana, que vale a pena confiarmos e Deus (Salmos 37:5/ Hb 10:34).
Ana cresceu em maturidade.
Ana desejava encontrar alguém com quem pudesse casar-se e construir uma família. Ela conheceu Elcana, cujo nome significa "Deus se apossou". Já casada com Elcana, Ana aguardava ansiosa pela benção da maternidade. Porém, o tempo foi passando e nada de ficar grávida. Sua expectativa de dar à luz a um filho foi substituída pelo medo e preocupação. O que Ana não sabia  é que Deus havia lhe cerrado à madre, com o objetivo de desenvolver sua maturidade espiritual (Rm 5:3-50

                     






JOVENS DE FÉ ANDANDO COM DEUS
Romanos 6.4
De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Hoje precisamos andar por fé, e não por vista. Não pelo que vemos, mas pelo que cremos 2 Co 5.7. Como podemos crer no que não conhecemos e ter fé no que não vemos?
A fé em Cristo é o sinal de conquista, tanto na família como no trabalho, na escola, no relacionamento. Para experimentar uma novidade de vida, precisamos aprender a andar por fé. O justo viverá por fé Hb 2.4. ainda não tendes fé? Mc 4.40. Vai, a tua fé te salvou  Mc 10.52.
Andar em fé traz novidade na vida espiritual. Gl 5.16, digo porém, andai no espírito e não satisfareis a concupiscência da carne.
Na estabilidade. Ef 4.1, portanto, como prisioneiros do Senhor, rogo-vos que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.
No amor. Ef 5.2, e andai em amor, como também Cristo vos amou.
Em cautela. Ef 5.15 portanto sede prudente como andais, não como néscios, mas como sábios.
Na luz. 1 jo 1.7, mas se andarmos na luz como Ele na luz esta.
Semelhante a Cristo. 1 Jo 2.6, aquele que diz que esta Nele, também deve andar como Ele andou.
Andando em Cristo, no espírito, o pecado não terá lugar em nossa vida. Os amigos, a sociedade, a moda não terão influencia em sua vida. Andemos na estabilidade da graça de Deus em amor. O amor suporta, supera. Por amor negamos a nossa vontade, abrimos mão do nosso direito. A palavra de Deus trará sabedoria, conhecimento, entendimento a sua vida para estar em luz, para andar em luz, andar em fé, em vida espiritual, sendo imitador de Cristo.
Seja agora um conquistador em Cristo. Um ministro de fé. Um ganhador de almas.



Leonardo B. Gomes













CREIO EM QUEM ME CHAMOU
1 REIS 18. 1-24

Você realmente crê nos projetos de Deus para a sua vida? Você realmente crê em Deus? Você realmente crê no que Deus esta fazendo em você? Ou você esta vivendo um tempo de diversão ou passatempo?
Elias cria em Deus!
O texto fala da entrada do profeta Elias no palácio do Rei Acabe. E o desafio de Elias que não abriu mão de Deus.
1 – As pessoas estavam se distanciando de Deus e mergulhando na idolatria. Observe as pessoas ao seu redor.
2 – Os fiéis a Deus eram a minoria e se escondiam em cavernas com o discurso de não querer incomodar. É mais fácil acomodar, aceitar o pecado, do que denunciar e enfrentar.
3 – Elias, um gigante espiritual, se recusava em se deixar intimidar por uma nação de anões morais, anões espirituais, e se manteve fiel a Deus. Não seja um covarde ou um anão espiritual.
4 – Acabe fez o que era mal perante o Senhor, com alianças erradas. Ele bateu todos os recordes de rebeldia; não só deu as costas para Deus, como também deliberadamente se opôs a Ele, dedicando-se a idolatria. Não é o que tem acontecido com o nosso Brasil? Com suas procissões e festas da carne? Cuidado com as alianças que você tem feito. Elias colocou de lado o conforto e a conveniência para testemunhar em Nome Daquele a quem servia. Deixe o seu conforto e entre na guerra. O que o tornava firme em suas convicções? Onde alguém poderia encontrar coragem para manter-se firme na fé?
Examinaremos três princípios chaves de aplicação pratica em nossos dias:
1 – Elias tinha certeza da realidade de Deus – tenha certeza da realidade de Deus. Note que as primeiras palavras de Elias mencionada na Bíblia são: Tão certo como vive o Senhor....1 Reis 17.1. Elias sabia de quem ele estava falando. Você tem certeza da existência deste Deus que você serve? Elias mudou as circunstâncias pelo que viram de real nele. O que há de real em você que prova a existência de Deus para o mundo? Elias tinha certeza de que era representante de Deus.
2 – Elias era servo de Deus – seja do Senhor em qualquer situação. A segunda coisa que revela o texto de 1 Reis 17. 1 é que Elias era servo. Perante cuja face estou..... Elias atendia a direção de Deus, pois ele o representava. A quem você tem representado? Elias tinha certeza que era um com Deus. Com quem de fato você tem sido um? João 17. 21. Elias tinha certeza que o poder de Deus estava a sua disposição.
3 – Elias tinha autoridade de Deus – exerça a autoridade de Deus. A última coisa que Elias disse a Acabe foi que só voltaria a chover na terra quando ele desse ordem. Como ele poderia ter tanta certeza? Elias sabia que Deus não iria falhar com ele – você acredita que o poder de Deus esta a sua disposição? Creia e tão somente creia.
Cada um de nos tem o poder de mudar o mundo, a qualquer momento e em qualquer situação, basta tomar posse dos recursos de Deus. Você esta convicto do poder de Deus em sua vida? Você entende que só através de Jesus você tem autoridade?
Você já tem Jesus em sua vida, como Senhor e Salvador?




Leonardo B. Gomes








A verdade que liberta.



Quando lemos “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” não entendemos bem a que esta passagem se refere, a qual verdade eu devo conhecer? E, do que esta verdade me libertará? Ou, eu preciso conhecer esta verdade?
Desde o tempo de Jesus, se tornou clara os planos de Deus para as nossas vidas, mesmo nos dias de hoje em que às vezes nos comportamos de maneira tão sética quando se trata do relacionamento humano com Deus. A referencia conhecereis a verdade se aplica ao próprio Jesus, em uma alusão “conhecereis a Jesus e ele vos libertará”, ou seja, há uma vida além desta que vivemos, um mundo de possibilidades a qual não descobrimos ainda, e para que isto aconteça é preciso conhecer a Jesus,  a própria verdade.
É preciso conhecer primeiro a Jesus para que se entenda o plano de salvação criado por Deus para as nossas vidas, pois ele a criou para mim e para você, não conseguiremos entender os planos de Deus sem antes irmos a Jesus que é o marco de libertação e salvação para as nossas vidas.
Sendo que o mundo jaz no maligno e nós somos filhos do pecado, estamos presos aos desejos da carne que é pecaminosa e as influências do mundo, sendo assim, nós só poderemos ver os acontecimentos palpáveis e visíveis do mundo, conhecendo o plano espiritual de Deus que age
e que também quer interagir com você, por isso precisamos ser libertos dos desejos da carne que são as coisas do mundo.
Só Jesus tem este poder de libertar o homem e a mulher, e assim estaremos prontos para conhecermos os planos de Deus.
É preciso conhecer a Jesus? Sim. Ao chegarmos a ele saberemos que ele é o Príncipe da Paz, e esta é a razão por que há tanta violência em nossos dias, por não conhecemos a Jesus, “porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz”.  Ef.  5;8
Esta é a mudança que teremos, seremos libertos do mundo das trevas e passaremos a andar em um mundo de luz, a luz do Senhor.
Quando sentimos a necessidade de preenchermos áreas de nossa vida como a sentimental ou a espiritual, buscamos maneiras nada convencionais como cartomantes, espíritas, e outros se envolvem com bebidas e drogas na esperança de que sentimentos incômodos possam ser sarados, ou que desapareçam em um passe de mágica. Mas como alcançar felicidade sem uma mudança de vida? Sem uma mudança comportamental? Ao permanecermos nos costumes do mundo, o qual está em trevas, não conseguiremos sobressair de situações cotidianas do dia a dia, sempre nos sentiremos impotentes e sem perspectivas, buscando soluções humanas para problemas espirituais sendo que Nele, “Jesus” estava à vida, e a vida era a luz dos homens. Jo.  1;4
Desta maneira, vemos que não a vida sem Deus, e só Jesus pode nos levar a esta nova vida, basta aceitarmos esta Verdade, porque é esta Verdade que ira mudar a sua vida. 

Leonardo Gomes






 PENSANDO BEM!!!

Em um novo mundo de conquistas “nucleares e petrolíferas” onde formas políticas territoriais planejam o futuro de suas industrias e cidades como a China que trocam o carvão poluidor pelas usinas nucleares, vemos a evolução humana predestinada a um colapso financeiro, ecológico e trágico.
Para piorar a situação, disputas étnicas dissolvem a possibilidade de um acordo pacifico entre líderes que dominam todo um continente, trazendo instabilidade regional e preocupação internacional.
Já não pairam temores mundiais como  Rusia, China e o víros Ebola, voltamos nossos olhos para o conflito Palestino, o progresso nuclear Iraniano e o fantasma real da al Kaeda.
Em um cenário desanimador como este, vivermos em estado de paz nos dias de hoje parece impossível, e mais, sonharmos com um futuro promissor se torna cada vez mais
um sonho irreal.
Estando já a beira de uma tragédia ECOLÓGICA, nos vemos incapazes de reagir e nos sentimos impotentes e sem recursos ante a esse quadro, e nos perguntamos: ainda há esperança? Como termos paz nos dias de hoje? É possível sonhar com um futuro melhor? “SIM”, esta e outras perguntas podem ser respondidas ao voltarmos nossos olhos para Deus, Nele, e só Nele, encontraremos a grande resposta que mudará a história da sua vida para sempre, JESUS.


Leonardo Gomes





O SEMEADOR



O semeador
A primeira parábola do capítulo 13 de Mateus fala do semeador que é Jesus, da semente que é a sua Palavra e dos diferentes tipos de solo, ou as pessoas que entram em contato com ela. Qual destes solos é você?
A primeira semente cai à beira do caminho, um solo continuamente compactado pelas pessoas. Se você se considera o cidadão comum, que é influenciado por estatísticas e guiado pela opinião pública, este solo é você.
É o solo humanista, que adora o homem em lugar de seu Criador. A Palavra de Deus não encontra lugar nesse tipo de solo e logo a semente é arrebatada pelas aves, que aqui representam Satanás.
A próxima semente cai em solo pedregoso, com terra suficiente para germinar, mas não para criar raízes. Logo é queimada pelo sol. Este é o que recebe a Palavra com empolgação, sem convicção de pecado, como se fosse mais uma técnica de auto-ajuda. Qualquer tribulação ou perseguição põe fim à festa.
Jesus nunca prometeu uma vida fácil, e basta ver a vida que ele ou seus discípulos levavam para entender que cristianismo não é ser curado de todas as doenças, andar de carro importado ou ser o candidato mais votado nas próximas eleições.
A semente que cai entre espinhos não pode crescer por estar sufocada pelas preocupações e pelo engano das riquezas. Se você decidiu ir a Jesus para resolver seus problemas, tirar a empresa da falência e aparecer na próxima lista de milionários, com tantos espinhos agarrando você eu duvido que consiga sair do lugar nas coisas de Deus.
Das 4 sementes uma cai em solo fértil, germina, cresce e produz à razão de 10 mil, 6 mil e 3 mil por cento. Apesar dos resultados serem diferentes de pessoa para pessoa, Deus providencia para que todos dêem fruto, até o mais incógnito de seus filhos. Lembre-se de que para cada cristão que tenha causado um grande impacto neste mundo existe um anônimo que o encaminhou a Jesus.
Três coisas impedem que a semente dê fruto: o diabo, que a arrebata da beira do caminho; a carne, desanimada e enfraquecida pelas tribulações; e o mundo, com suas atrações que nos agarram como espinhos. Que tipo de solo o evangelho irá encontrar em você?
Enquanto você pensa nisso, ouça a parábola do joio e do trigo.
Autor: Mario Persona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...