domingo, 22 de julho de 2012

QUAL O VALOR DA HONRA


QUAL O VALOR DA HONRA


Qual seria o preço da honra? Quanto valeria um nome honrado, uma história, uma família, uma igreja, uma empresa honrada ou, enfim, uma vida honrada?
Em toda a bíblia é notada que a honra tem um valor. E o seu valor é tão elevado que frequentemente é pago com a própria vida.
Jônatas, filho herdeiro da casa do rei Saul, sabia do mau caráter do seu pai e entendia que o Senhor já lhe havia tirado o reino, tendo-o passado para Davi. Havia uma pureza tão singela no coração de Jônatas e um comportamento tão fiel em seu ser, que, mesmo atendendo ao pacto feito com Davi, por quem nutria admiração, respeito e elevada estima, pois já reconhecia a Davi como o sucessor do seu pai, mesmo assim, Jônatas em nenhum momento desonrou ao seu pai. Ele acompanhou o seu pai até o fim. Ele manteve-se dentro da honra, levou essa honra até as últimas consequências, o que lhe custou à própria vida.
(1º Sm. 31).

Podemos dizer que: a honra vale mais que viver, e muitas vezes, significa morrer...

Quem dá valor à honra, tem honra e valor.
O texto "Quem dá valor à honra, tem honra e valor" pertence ao livro "Pequenas Lições de Sabedoria" (Editora Vozes)

O documento de maior valor de um homem é o seu caráter!
Sua honra é a sua identidade, documento que lhe abre passagem para trilhar qualquer caminho do mundo. É um documento de vida. Um bem imaterial incomparável, insubstituível.
Nada supera o valor da honra!
Perder a honra é perder a própria referência, é divorciar-se de si, é viver sem pátria.
O homem de honra procede em todos os momentos com hombridade.
É um homem ou uma mulher de brio, de “cara limpa”, e conceito ímpar.
Quando der a palavra, cumpre; se lhe confiarem algo, é fiel;
Se falhar, pede desculpa. É íntegro, verdadeiro, bom amigo, bom cidadão.
A honra é um pacto entre Deus e o homem. Quebrá-lo é romper o cordão da dignidade, é perder a razão da vida, é morrer antecipadamente!
Algo como voar, navegar, mergulhar, pescar, escalar, trilhar e demais prazeres tem um preço. A mesa farta, uma boa escola, um corpo saudável, uma consciência tranquila, um salário digno e amigos chegados mais que irmãos também têm um preço. Nascer tem preço. Viver tem preço. Crer tem preço.  Morrer tem preço. Amar tem preço. Pecar tem preço. Honrar e ser honrado também tem o seu preço...

E qual atributo expressaria, então, esse valor tão elevado e nobre ao ponto de custar à própria vida de alguém? Quem e o que seriam suficientes para caracterizar o preço da honra? Eu te responderia que é a obediência. Todos os homens bíblicos que levaram a obediência como marca inegociável, na verdade estavam pagando o preço da sua honra. Da memória que deixariam na história a seu respeito e a respeito da sua casa. Por obediência, João Batista, Tiago (doze) Paulo, Estevão e tantos outros aceitaram a própria morte para não terem débito nenhum com a honra.


Agora podemos entender mais profundamente que a obediência é a maior expressão de honra que prestamos às autoridades que estão sobre nós. Quando obedecemos estamos semeando o preço da honra. Por isso está escrito da parte do Senhor à casa de Eli e também a todas as casas que precisam de honra: "eu honro a quem me honra" (1ºSm. 2:30).

Este é o preço da honra, esse é o nosso destino. Devemos, porém conhecer o preço desse destino e nos capacitar espiritualmente para quitá-lo. Vamos ver, como este valor está quitado na vida do nosso Senhor: "...a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e de baixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (Fp. 2:8-11)

Adaptado por Leonardo B Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...