Um modelo para a oração cristã se encontra no Evangelho de Mateus. O próprio Jesus Cristo nos deu um padrão para a oração:
"Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’" (Mateus 6:9-13).
A Oração Cristã: Uma Interpretação para Todos Nós
O modelo para a oração cristã em Mateus 6 é conhecido como o Pai Nosso. Muitos de nós temos recitado esta oração por anos, mas nunca verdadeiramente meditamos sobre o seu significado. A seguir estão alguns trechos espirituais baseados no Pai Nosso que podem ajudar a aprofundar a sua vida de oração com Deus:
"Pai Nosso" - Deus quer que nos aproximemos dEle como "Papai" (aramaico: Abba). Ele quer cuidar de nós e nos proteger. Deus quer intimidade. Lembre-se que Ele tem amor e graça infinitos. Deus quer que estejamos seguros em Sua família como filhos adotivos e herdeiros.
"Que estás nos céus" – Busque a Deus. Tema-o e reverencie-o. Ele é todo-poderoso e capaz de lidar com todos os nossos problemas, mesmo os grandes. Entretanto, Ele nos ama tanto que não permanece lá em cima.
"Santificado seja o teu nome" - Santo, santo, santo. Aproxime-se de Deus com reverência e admiração. Guarde a palavra "impressionante" apenas para Deus. Viva uma vida que o honre.
"Venha o teu reino" - "Tome este trabalho e ame-o!" Trabalhar em nome do reino de Deus é a alegria suprema. Floresça onde você estiver plantado. Faça tudo como ao Senhor. Encontre seus dons e use-os. Esteja aberto à direção de Deus todos os dias.
"Seja feita a tua vontade" - Deus é o oleiro, nós somos o barro. Deus nos mantém girando em sua roda de oleiro, moldando e remodelando-nos à medida que Ele banha nossas vidas em lágrimas para nos tornar mais semelhantes a Cristo a fim dEle poder nos usar para a Sua vontade. Entregue-se diariamente. Mantenha o seu barro úmido através da oração diária.
"Assim na Terra como no Céu" - Seja feita a vossa vontade - não aminha!
"Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia" - Confie! Deus proverá pelas nossas necessidades. Seu olho está no pardal e sei que Ele cuida de mim.
"Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores" – Perdão = Entrega. Não carregue a sua própria bagagem – entregue-a a Ele. Revelar o sentimento é o começo da cura. Aja como se já tivesse perdoado e o sentimento seguirá. Em nossa fraqueza, Deus envia a Sua força e paz.
"Não nos deixes cair em tentação" - Cuidado com tentações encobertas. Ore para não cair. Somos tentados todos os dias. Isso aprofunda a nossa caminhada e fortalece a nossa fé - mas tenha cuidado com a cegueira espiritual. Abra meus olhos, Senhor, aos meus pontos cegos - use amigos e familiares honestos.
"Livra-nos do mal" - Satanás, o maligno. Somos salvos da morte para a vida. Jesus é mais poderoso que Satanás - Deus é maior!
"Porque teu é o Reino (obediência), o poder (confiança) e a glória(alegria) para sempre" - Este é o mundo do nosso Pai. Tudo o que temos é Dele. Ele é o que governa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário