sábado, 23 de fevereiro de 2013

A PARÁBOLA DO SEMEADOR


SÉRIE “PARÁBOLAS DO REINO”


A PARÁBOLA DO SEMEADOR

            Enquanto viveu aqui na terra, Jesus exerceu um ministério que pode ser resumido em três ações principais: pregar, curar e ensinar. Jesus pregava o evangelho do Reino, conclamando as pessoas a se arrependerem e a viverem uma vida que glorificasse a Deus. Jesus também curava toda sorte de doenças físicas e espirituais. Expulsava demônios que atormentavam as pessoas e lhes ministrava cura completa.  Jesus também ensinava. Ele era chamado de Rabi e também de Raboni, que significa: Mestre ou Mestre dos  Mestres.

            O ensino de Jesus causava impacto em todos os que o ouviam, especialmente porque Ele ensinava com autoridade. Um dos métodos didáticos mais freqüentes nos ensinos de Jesus foram as parábolas. As parábolas são histórias simples, com temas, personagens e fatos do cotidiano. Essas histórias sempre traziam verdades espirituais muito significativas.

             Através das parábolas, Jesus trouxe muitas revelações sobre o Reino de Deus que Ele veio estabelecer aqui na Terra. Hoje estudaremos uma parte de uma das mais conhecidas parábolas sobre o Reino de Deus.

            A parábola do semeador    ( Mateus 13:3-9 )
        
            Ler o texto com os discípulos

  1. O semeador é aquele que prega a palavra de Deus

            Todos nós somos chamados a sermos semeadores. Um dia recebemos o evangelho e tivemos as nossas vidas transformadas porque alguém lançou a semente no nosso coração e nós recebemos. O semeador dessa parábola não escolhe o solo pra semear. Ele simplesmente lança a semente, sabendo que o crescimento não depende dele, mas de Deus ( I Cor 3:7 )

            Assim também nós, como servos de Jesus Cristo, não podemos perder oportunidade de lançar a semente. Por onde andarmos devemos semear a palavra de Deus. Há muitas maneiras de semear: você pode semear compartilhando a mensagem do evangelho, ou convidando a pessoa a vir à igreja, à célula, ou até dando o seu testemunho. Semear é a nossa parte.
            Talvez você ainda não tenha colhido ninguém pra Jesus simplesmente porque está negligenciando essa parte que é sua. Deus dá o crescimento, mas nós temos que semear.

  1. A semente é a Palavra de Deus

            Uma das preocupações de todo agricultor é com a qualidade da semente. Sem isso, a colheita fica comprometida. Pois a semente que temos é da mais excelente qualidade: é a própria Palavra de Deus. A Bíblia diz que a Palavra de Deus é poderosa e eficaz ( Hb 4:12 ), que ela não passará jamais ( Mc 13:31 ), que ela não voltará vazia, mas cumprirá o seu propósito ( Is. 55:11 )
           
            Enfim, no que depender da qualidade da semente, nossa colheita acontecerá com sucesso.

  1. A semente à beira do caminho

            A semente que caiu à beira do caminho, em terra batida, nunca vai frutificar. Lembre-se: o objetivo de um semeador é que a semente frutifique. Logo, Deus deseja que a palavra que é lançada no seu coração dê frutos, dê resultados.
            Essa semente não dá resultados porque Satanás, diz Jesus, rouba as palavras dos corações das pessoas. O diabo é ladrão, então roubar é uma das suas especialidades. Há pessoas que ouvem a Palavra de Deus, gostam, concordam, mas logo depois agem como se nunca tivessem ouvido. Seu coração é endurecido, por isso, o inimigo encontra maneiras de fazê-las esquecerem do que ouviram.
            Faça um teste: qual foi o assunto da última célula? Ou do sermão que você ouviu no último domingo?
            Não deixe Satanás roubar a preciosa palavra de Deus que está sendo semeada no seu coração.

            Ore com os discípulos nesse sentido: Deus, eu não permito que Satanás roube a tua palavra que está sendo semeada no meu coração.

  1. A semente lançada em terreno pedregoso

            Jesus disse que essas são as pessoas que recebem a Palavra com alegria até que..... perseguições e tribulações apareçam. São pessoas que pensam que, porque vieram pra igreja, entregaram suas vidas a Jesus, freqüentam a célula, agora nenhum mal pode mais acometê-las. Mas, não foi isso que Jesus ensinou aos seus discípulos. Pelo contrário, Ele disse que teríamos aflições e até perseguições. (João 16:33  )
            Você não pode ser como esse tipo de solo: aquele que recebe com tanta alegria o evangelho, mas diante dos primeiros problemas se escandaliza e vai embora.
            Todo discípulo de Jesus é testado na hora da prova. Seja você daqueles que são provados e aprovados. Persevere, não deixe a semente morrer por causa das perseguições. E saiba: Deus é com você no meio das provas, como foi com Jesus.
            É infinitamente pior passar por lutas longe de Jesus. Se ele está no barco, a tempestade pode até vir, pode nos assustar, pode nos fazer clamar por socorro, mas temos certeza que sobreviveremos. Ele pode acalmar qualquer tempestade!
            O desejo de Deus é que você receba a Palavra e frutifique! Faça a sua parte pra que isso aconteça. Não deixe Satanás roubar a Palavra do seu coração e não desista diante das provações.

        Ministre aos corações dos discípulos pra que todos nessa semana cumpram seu papel de semeadores da preciosa semente que é a Palavra de Deus. Sem semeadura, não há colheita. Ministre uma palavra de perseverança a todos pra que nenhuma tribulação ou perseguição seja capaz de fazê-los desistir.

        Na unção da colheita abundante,

            Seus pastores
Ministério Manancial de Vida para as Nações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...