segunda-feira, 31 de dezembro de 2012



MENSAGEM: TRANSFORMADOS PELA PALAVRA

Referência Bíblica: II Timóteo 3:14-17
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

INTRODUÇÃO

Nós queremos um avivamento, porém sem práticas devocionais ele não vai existir. Fica apenas um evento,
uma euforia, uma festa, uma busca de sinais e prodígios, uma superficialidade. Logo acaba, não se mantém, não sobrevive ao tempo. Nem sempre produz santidade de vida, nem sempre mexe com o caráter do crente, nem sempre elimina defeitos de comportamento e nem sempre provoca renúncias definitivas.

A maior recompensa de um avivamento é levar os cristãos às práticas devocionais. Se a partir do avivamento, a igreja de Deus se entregar à prática da leitura da Bíblia, da oração, do quebrantamento, da confissão, do discipulado, da alegria, então a vida abundante de que falou Jesus em (Jo 10:10) será uma deliciosa realidade : Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

O inimigo coloca muitos adversários para nos atrapalhar. Mas...
O Maior Desafio Não e Vencermos Os Nossos Adversários, mas Acreditarmos Que Podemos Vence-los

O devocional mantêm o avivamento e a plenitude do Espírito. Dentre as práticas devocionais, está em primeiro lugar a leitura diária da Bíblia.

Quando procuramos o Senhor nas páginas da Escrituras até achar, quando somos capazes de enxergar a riqueza que está atrás da mera letra, quando ouvimos a voz de Deus, quando relacionamos texto com texto e sugamos todo o alimento contido na Palavra revelada e escrita, quando desenvolvemos uma leitura responsável e auxiliados pelo Espírito Santo. Assim, alcançamos o RHEMA de Deus.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Encontramos Deus na sua Palavra. A Bíblia expressa a vontade de Deus em matéria de fé e conduta. É um manual de avaliação que mostra a diferença entre o certo e o errado. A Bíblia cria em nós uma nova mentalidade
(Rm 12:1-2): Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

É a Palavra de Deus que alimenta e renova a nossa mente.
Somos transformados dia a dia, quando a palavra de Deus habita em nós.



O QUE FAZER PARA QUE A PRÁTICA DA LEITURA DA PALAVRA SEJA TRANSFORMADORA?

1 – Ingerir ou “Comer” a Palavra de Deus

Para que a riqueza da Palavra de Deus seja assimilada é necessário “comer” a Palavra de Deus,
(Ez 2:8,33) Abre a boca e come o que eu te dou. . Basta comer. O resto é com Deus. Alimentar-se da palavra de Deus depende de nós mesmos. Temos que querer, ter força de vontade, amar a palavra. Se apenas lermos sem compromisso, superficial e indiscriminada, teremos pouco ou nenhum resultado. O Salmista diz “Abre bem a tua boca”, diz o Senhor, “e ta encherei” (Sl 81:10)
Precisamos aprender a arte de “abrir a boca” para que a Palavra de Deus entre dentro do nosso espírito e produza o crescimento.




2 – Digestão

Diferente da ingestão, a digestão é a arte de assimilar a Sagrada Escritura em nosso interior. O processo é inconsciente, automático . Uma vez ingerida, a Palavra que sai da boca de Deus “é como a chuva que desce dos céus e para lá não tornam sem que primeiro reguem a terra e a fecundem e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come” (Is 55:10-11). A Palavra de Deus não volta para Ele vazia, mas fará o que lhe apraz, e prosperará naquilo para que ele a designou. Não podemos perder a noção e a certeza de que a “Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12).
A Bíblia, uma vez corretamente lida, provoca uma revolução dentro de nós, desce aos lugares mais profundos, mexe em tudo. Estas coisas acontecem por causa do valor da Palavra e por causa da operação do Espírito Santo.

3 – Usar a metodologia que a própria Escritura ensina

Devemos Ler –Percorra com a vista o que está escrito, em silencio ou em voz alta. Tome conhecimento do texto. “Buscai no livro do Senhor, e lede” (Is 34:16).Deus instruiu que o rei de Israel deveria escrever um tratado da lei do Senhor para ler todos os dias da sua vida (Dt 17:18-10).

Meditar –Meditar é mais do que ler. Examine o texto lido. Reflita sobre ele. Gaste algum tempo para ficar por dentro da mensagem que o texto ensina. Veja a disposição do salmista: “Os meus olhos antecipam as vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras” (Sl 119:148). Só neste Salmo, o verbo meditar aparece seis vezes. Aquele que medita na lei do Senhor de dia e de noite “é como árvore plantada junto à corrente de águas” (Sl 1:3).

Memorizar –Memorize o que você leu e meditou. Retenha-o, não o deixe escapar. Se adquirirmos a disciplina de decorar um versículo por dia, no decorrer dos anos, seremos uma Bíblia ambulante. Decore a Palavra de Deus, o salmista diz: “Induzo o meu coração a guardar os teus decretos, para sempre, até o fim” (Sl 119:112). Para precaver-se do pecado, o jovem deve conservar dentro de si os mandamentos de Deus, e escrevê-los na tábua do seu coração (Pv 7:1-3). Os pais devem incentivar o filhos a decorar os textos sagrados.


Inculcar –Enfiar para dentro. Colocar nas entranhas. Repetir com insistência para marcar o espírito. Colocar a palavra “no mais íntimo do coração” (Pv 4:21). Tornar a Palavra propriedade pessoal, provocando uma impregnação da Palavra em todo o seu ser. Era justamente isso que Israel deveria fazer com as crianças: “Estas palavras que hoje te ordeno, tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6:6-9). Um dos alvos da Semana Shekinah deste ano, é despertar nas famílias o culto doméstico. O momento de ler, orar e ensinar a Palavra de Deus aos filhos, diariamente.

Lembrar -Aprenda a fazer uso prático do que foi guardado na memória e nas entranhas, retire da prateleira o que foi armazenado. Assim você nunca ficará sem assistência, sem tratamento ou sem pão. É só lembrar e aplicar.

Conferir –Compare texto com texto. Digamos que você está lendo a carta de Paulo a Tito e encontra a frase: “Estas coisas são excelentes e proveitosas” (Tt 3:8). A partir daí você pode descobrir várias coisas excelentes na Bíblia:

- O mais excelente nome – Hebreus 1:4
- O mais excelente óleo – Amós 6:6
- O mais excelente sacrifício – Hebreus 11:4
- O mais excelente caminho – I Coríntios 12:31



Peça sempre o auxílio do Espírito Santo para entender as Escrituras e se beneficiar delas para a vida prática. Faça isso, por meio de uma oração ou por meio de uma atitude de dependência e humildade. É o Espírito que levanta o véu que cobre os nossos olhos naturais e descortina para nós a riqueza que está atrás da mera letra.


A Palavra de Deus é uma fonte inesgotável. Quanto mais lemos, mais adquirimos direção, revelação e ensino. Depois de ler a Palavra de DEUS, você nunca mais será o mesmo. O Rhema de Deus está disponível para nós, porque o Senhor quer que sejamos REAVIVADOS PELA SUA PALAVRA.

Ministrada por Leonardo B. Gomes
Luz para os Povos Brazlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...