domingo, 17 de junho de 2012

A PROSPERIDADE DE JOSÉ



TEXTO= Gn. 41:37-45.
Esta é a historia do princípio da prosperidade José.
O que nos faz lembrar mais na historia de José é o seu sonho. Mas este não é o principal princípio da vida de José que o fez prosperar tanto. Este princípio o qual o fez prosperar, se chama fidelidade. Gn. 39:1-6. José foi fiel em vario aspectos.
1-      Fidelidade ao seu patrão. Gn. 39:1-6.
Fidelidade ao seu senhor, Tt. 2:9-10. “Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.” José foi fiel ao seu senhor ele cumpriu todas as determinações que seu dono determinou, ele cumpriu tudo e fez tão bem feito que seu patrão não tinha nenhum cuidado com o seu próprio patrimônio, tudo estava sobre os cuidados de José.
Quando ele foi jogado no cárcere ele poderia ter chutado o balde, ele poderia ter dito eu fui fiel e hoje eu estou no cárcere agora você vai ver. Não, ele continuou fiel. Lá no cárcere ele decidiu continuar sendo fiel. Gn. 39:20-22. “Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere. O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro, o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali.” O carcereiro viu a fidelidade de José e confiaram todas as pessoas nas mãos de José e tudo que estava nas mãos de José o carcereiro não tinha nenhum cuidado. É um exemplo de funcionário que não rouba, não enrola, defende o patrão, não é subornado com os males.
Existe uma referência que fala dos talentos Mt. 25:14-18. “Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.” Servos que multiplica aquilo que seus patrões o confiaram. O servo fiel no devido tempo virá à recompensa. “Servo bom e fiel entra no gozo de seu senhor" receba a sua recompensa. Ao contrário, o servo infiel até o que tem será tirado. Mt.25:29c. “Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.”
José nunca defraudou o seu patrão, nunca roubou o seu patrão, Pv. 28:24. “O que rouba a seu pai, ou a sua mãe, e diz: Isso não é transgressão; esse é companheiro do destruidor.” José conhecia o oitavo mandamento “não furtarás” Ex. 20:15.
Eu quero te dizer no que podemos está roubando de nossos patrões:
a-      Chegar atrasado ao serviço.
b-     Saindo mais cedo.
c-      Não cumprir com meu dever como funcionário, o famoso ditado:
O gato sai o rato faz a festa.
Morcegando.
Cozinhando o galo.
d-     E às vezes até roubando financeiramente.
e-      Conseqüência “Até o que tem será tirado”.

2-      Fidelidade na vida sexual.
Quando alguém começa prosperar vêm às tentações sexuais.
Gn. 39:2 “ Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.” fala que José veio a ser próspero.
Gn. 39:7 “E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.” fala que a esposa de Potifar passou os olhos em José e disse para ele deitar com ela. José fugiu dela, por varias vezes.
ü  Marido que não respeita sua esposa.
ü  Mulher que não respeita seu esposo.
ü  Namorado que não respeita sua namorada.
ü  Namorada que não respeita seu namorado.
Jesus disse em Mt. 5:27-28. “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Qualquer um que olhar com os olhos impuros a uma mulher ou um homem já pecou.
Paulo fala em ICo.7:8-9, “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.  Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.” aquele que está abrasado, esquentado ,inflamado, queimar, excitar. Este que casa-se.
José foi fiel na vida sexual, quando surgiu o perigo ele fugiu, correu.
É assim que nós temos que fazer. Fugir correr.

3-      Fidelidade a Deus.
Este ponto foi o mais importante, se ele não fosse fiel a Deus ele não teria sido fiel ao seu patrão, não teria sido fiel na vida sexual. Ele praticava o primeiro mandamento, Mt.22:37-38, “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.”.
Mt.19:16-22. Este texto fala do Jovem rico que é um exemplo para nossas vidas. Este jovem não teve coragem de abandonar ou deixar aquilo que prendia que estava sendo uma pedra de tropeço para ele. E quantas vezes nós fazemos o mesmo em ocasiões diferente. Deus nos pede e nós não fazemos. Nós não oramos, não jejuamos, não lemos a palavra, não evangelizamos, não cuidamos de uma pessoa, não abandonamos o pecado, nossos olhos, nossos pensamentos, nossa língua, nossas ofertas, nossos dízimos, nossas atitudes e falamos mal do jovem rico. Quando olhamos para essas verdades vemos que o jovem rico está muito melhor do que nós.
O resultado desta fidelidade levou José a ser Governador do Egito. Da mesma forma que Potifar confiou tudo nas mãos de José, o carcereiro também confiou tudo nas mãos de José e não foi diferente com Faraó, Faraó confiou a sua casa o seu reino nas mãos de José, porque nele havia o Espírito de fidelidade. Gn.41:37-38. “Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?”


Pr. Marcelo A. Souza
   

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...