No último sábado (09/02), estava em uma das células que supervisiono e tive a oportunidade de ter contato com um membro de célula de outra cidade que nos visitava. Durante uma conversa ele me disse que estava encantado com nossa célula. Fui mais a fundo para poder entender o motivo e descobri que na verdade não era só pela qualidade da célula, mas o pequeno grupo que participava em sua cidade não estava praticando algumas coisas básicas.
Quero compartilhar algumas coisas, mas antes deixo claro que não existe célula perfeita. O líder não deve exigir perfeição, pois pode intimidar aqueles que almejam algum dia liderar um grupo pequeno. Célula é lugar de treinamento também! Isso não nos isenta, por outro lado, de buscarmos a excelência naquilo que nos é delegado.
Existem vários modelos de células pelo Brasil, mas geralmente os momentos como Recepção, Dinâmica, Louvor e Adoração, Palavra, Visão, Oração e Lanche são comuns à maioria delas (no caso do MDA adiciona-se ainda o momento da Oferta). Sobre esses momentos vou passar algumas dicas práticas a fim de que sua reunião de célula possa melhorar em qualidade. Atente-se para isso são dicas para a REUNIÃO de célula, isso não quer dizer que a sua célula vai bombar, pois sabemos que a reunião é somente uma parte da vida do seu pequeno grupo. Vamos lá?
RECEPÇÃO
Esse é um papel principalmente do anfitrião. Ele deve receber a todos com sorrisos e abraços. Um bom anfitrião faz com que todos se sintam bem vindos e queridos na célula, por isso não deve ter apego às coisas de sua casa, pois vez e outra uma parede será suja ou algo vai ser quebrado. O ambiente físico da reunião também se encaixa na recepção, um local bem iluminado, com cadeiras limpas e dispostas corretamente dão a sensação de receptividade, de que somos esperados. A criatividade também conta e muito, claro. Certa vez fui vistar uma célula e à porta havia uma pessoa que nos entregava cartõezinhos com balinhas. Em datas comemorativas também são válida as lembrancinhas (Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher…).
Elas são fundamentais para quebrar o gelo, trabalhar o conhecimento interpessoal e divertir! Não podem faltar! A dinâmica ideal depende do momento que a célula vive. Por exemplo, se for uma célula nova aconselho dinâmicas que unem diversão com uma resposta que revele algo sobre a pessoa (nada muito íntimo, lógico), assim pode-se ir conhecendo um pouco mais da vida de cada um. Interessante também é fazer desse momento uma introdução à Palavra. NUNCA leve uma dinâmica meia-boca (feita de qualquer jeito, que não tem nada a ver… ), prepare esse momento com todo o carinho, pois muitas vezes ele determina o clima de todo o restante da reunião.
LOUVOR E ADORAÇÃO
O que mais ouço das pessoas sobre esse momento é: “Não temos quem toque, aí fica difícil”. Eu também pensava assim e por muito tempo “penei” com esse momento em minhas células. Mas o louvor está intimamente ligado à vida com Deus dos membros da célula, então elabore estratégias para que a célula busque! Faça sua célula entender o valor do tempo de louvor e adoração. Fundamentado isso, tudo fica mais fácil! Não tem quem toque, arrume um som portátil, ou uma caixinha que pode ser plugada no celular (comprei uma outro dia que é um estouro!). Leve músicas conhecidas e confeccione um hinário para sua célula com as letras das canções que mais gostam de cantar (esse recurso é fundamental para o visitante). Aconselho músicas alegres, que levem os membros a celebrar, festejar.
PALAVRA
Creio que o sucesso desse momento – que é o coração de uma reunião – está no fato de fazer boas perguntas. O lugar de escutar é no culto de celebração, no treinamento de líderes, a célula é lugar de falar! Então, líder e membro, aconselho a dar uma pincelada (coisa de 5 minutos) sobre o tema que será abordado e investir pesado em perguntas pertinentes (relacionadas logicamente ao tema) para que os membros possam falar o que entendem, o que estão aprendendo, o que estão vivendo. Pelas respostas dá para se ter ideia do momento espiritual de cada um, conhecer o coração, as motivações. O compartilhar de cada um pode edificar muito mais do que uma palavra em que só um fala e todos os outros escutam. O sistema de perguntas traz dinâmicidade à reunião, empolga, gera vontade de ir mais fundo no tema debatido. Os benefícios são inumeros!
VISÃO
Uma palavra para esse momento: FUNDAMENTAL. Muitos ainda não entendem a importância de incucar (a palavra é essa mesma) a visão na mente dos membros. Acredite se cada participante do grupo tem conhecimento sobre o modelo em que está inserido é muito mais fácil o trabalho fluir. Aproveite esse tempo para ensinar sobre a visão, a cada célula traga um apecto para ser visto. Incentive, através da divulgação, o grupo a participar dos treinamentos oferecidos pela igreja (TADEL, TLC, CTL…), para que os membros tenham contato com as estratégias da visão. Use esse momento para sempre relembrar o propósito e as metas da célula (veja Estabeleça Metas): tempo de oração, trazer visitantes, data de multiplicação e etc. Se o líder entender o poder desse momento e usá-lo com sabedoria a célula tem grandes chances de atingir seus obejtivos.
ORAÇÃO
Esse momento deve ser recheado de ousadia, fé, seriedade! As pessoas hoje buscam algo que não sabem o que é. Há um vazio que elas não conseguem preencher, há nelas um desejo de se apegar a algo para acreditar. Através da oração testemunhamos cura, libertação, cura e consequentemente salvação. Nesse momento separe um tempo para que os membros também possam testemunhar sobre a guerras vencidas em oração junto com a célula, isso aumenta a fé das pessoas. Numa célula que supervisiono o líder bolou um rodízio de oração, em que intercediam uns pelos outros durante a semana de forma que nenhum ficava sem cobertura, a cada reunião o membro ficava resposável por uma pessoa diferente. Vale a pena investir um tempo, líder, para bolar estratégias que façam elevar o nível de oração de sua célula. (Veja O Poder da Oração na Célula)
LANCHE
Mas exite estratégia no lanche? Claro! Ele serve sim, num primeiro momento, para atrair pessoas a célula. A célula pode em uma comunhão oferecer churrasco aos visitantes, então para pessoas que são mais fechadas você irá convidar para ir a um churrasco e não a uma célula. Líder, tenha a sensibilidade para perceber o contexto da sua célula, um lanche suntuoso pode inibir outros a contribuir com esse momento.
OFERTA
É o momento perfeito para o líder trabalhar a generosidade da célula. Em nossa igreja trabalhamos bastante a assistência social com os alimentos arrecadados através das ofertas nas células. A dica é: estabeleça metas, por exemplo, de cestas básicas por mês. Ao final de cada mês o grupo pode fazer um evento evangelístico entregando o que foi arrecadado. Líder, trabalhe com seu grupo para que eles adquiram o entendimento de que a oferta é uma honra a Deus, muito mais do que um investimento com retorno. Fale somente o que a PALAVRA diz sobre esse tema, ok?
Essas são algumas dicas, se você também tem algumas poste nos comentário, por favor, vamos enriquecer esse artigo.
Abraços. Deus os abençoe!

BrunnoSobre o AutorBrunno

Brunno Campos de Oliveira é casado com Danielle Miranda Borges Oliveira, pai "postiço" de Wanessa Miranda. Na Igreja da Paz de Palmas é supervisor de Células, é também idealizador do Projeto Amo Minha Célula e um dos criadores desse site.